31/05/2013

Interação da alegria


Foto: Cinthya Oliveira
Minas Novas foi invadida por palhaços! Trata-se de uma das atrações durante esses quatro dias de evento. A Trupe de Palhaços, formada especialmente para o Violarte, conta com cinco atores amigos, de Belo Horizonte: Danilo Mata, Marcella Bezerra, Diego Poça, Manu Pessoa e Madana Mohana. A trupe utiliza a rua como palco, promovendo, assim, uma apresentação interativa com a plateia. “Esse tipo de apresentação, em roda, torna as relações mais horizontais; estou gostando muito dessa primeira experiência”, contou Manu Pessoa. Diego Poça, outro integrante, diz que o grupo não é fixo, logo, não tem obrigação de se manter permanente, com apresentações regulares, mas que à medida que forem surgindo oportunidades e disponibilidade dos integrantes, pode ser que a Trupe de Palhaços se reúna novamente. “O desejo de continuar existe”. Ele contou, ainda, que acha bonito o resgate cultural em cidades do interior. “É preciso promover mais formas de atividades como esta. Se alguém não der o pontapé inicial, coisas assim não acontecem”.



Cantigas de Minas

Foto: Cinthya Oliveira
Por Assessoria Colaborativa Polo Jequitinhonha e jovens de Minas Novas

Uma das muitas atrações que começaram o 2º Violarte com pé direito foi a apresentação do Grupo Araras Grandes, coral  da  cidade  de  Araçuaí. 

As músicas cantadas pelo coral, como Sra. do Rosário e Cantiga de Cangaceiro, provém da cultura não só de Araçuaí, mas do Vale como um todo. Algumas músicas eram cantadas pelas lavadeiras de beirada de rio.

Jennifer Martins, uma das integrantes, contou um pouco da importância de sua participação em um evento como o Violarte. “Um evento como esse é importante para se conservar a cultura do Vale e de Minas Gerais. Fiquei muito animada com o convite e sinto como se fosse minha primeira apresentação, apesar de, na verdade, ser a quarta.



30/05/2013

Oficinas

Foto: Wellington Ramon
Por Assessoria Colaborativa Polo Jequitinhonha e jovens de Minas Novas

A Assessoria de Imprensa Colaborativa do 2º Violarte visitou três das seis oficinas ofertadas neste festival. Foram elas: Brinquedos e brincadeiras, ministrada por Josino Medina, Contrução de tambores, ministrada por Mestre Antônio e Criação de acessórios, ministrada por Gi matos.

A oficina Brinquedos e Brincadeiras é um espaço de criação livre e de musicalização que consiste em trabalhar com os alunos a fabricação de objetos feitos a partir da natureza. Brinquedos musicais são o foco: instrumentos de percussão como pífanos, zabumba e pandeiros, além do instrumento de viola que não larga Josino. Alguns instrumentos foram criados por Josino e outros a partir da ideia de um velho aluno de Medina. Ainda segundo o oficineiro, os pífanos podem ser feitos de taquaras, madeiras e até canos de PVC. 

Com cerca de dezesseis participantes, a oficina Brinquedos e brincadeiras acontece todos os dias do festival, de 8h às 18h, na Escola José Bento Nogueira. Antes, porém, o oficineiro e as crianças sempre saem à rua em volta do Boi de Janeiro, o qual se trata de um boi feito de pano preto com enfeites coloridos que balança de um lado para o outro; atrás, Seu Josino vai tocando sua viola cantando com a garotada animada.

O simples relevante

Foto: Inês Martins

O Festival Violarte além de expandir a cultura regional, trouxe uma grande oportunidade para os artesãos de Minas Novas. Artesãs de várias comunidades próximas a cidade tiveram um espaço reservado ao lado do palco para expor, divulgar e vender seus produtos como fruteiras, cavalinhos, galinhas, vacas, tatuzinhos, bonecas, casinhas, jogos de panela e jarros.

Vieram artesãs de comunidades como Córrego da Roda, Coqueiro Campo e artesãs da própria Associação dos Artesãos de Minas Novas, entre as artesãs estão: Maria Gonçalves Pereira, Maria Salvina Gomes Barbosa Silva e Marcirene Sousa da Silva. Segundo elas não estão vendendo muito devido ser o primeiro dia de Festival, mas mesmo assim estão satisfeitas, pois estão tendo oportunidade de mostrar o valor de seu artesanato, mas estão gostando muito, pois ali das barracas podem ficar observando as peças apresentadas e os espetáculos que estão acontecendo.


Confira o nosso canal no Soundcloud e fique por dentro do que está acontecendo no festival através de rápidos programas de áudio. Acesse: soundcloud.com/violarte

Ouça abaixo a entrevista com Luzia Evangelista, intérprete da música "Menina Faceira", sucesso na primeira edição do Violarte e descubra também um pouco da história do festival.


28/05/2013

LISTA OFICIAL

LISTA OFICIAL DAS MÚSICAS CLASSIFICADAS PARA O 2º FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE MINAS NOVAS - VIOLARTE, QUE VÃO CONCORRER À PREMIAÇÃO, NO PERÍODO DE 31/05 a 02/06.

1- Azul - Ernane Oliveira - Belo Horizonte
2 - Chorinho Murmurado - Nacib - Belo Horizonte
3 - Danda - Marcos Nascimento - Belo Horizonte
4 - Debandada - Marcelo Hugo - Diamantina
5 - Dissonância - Hendrick Souza e César Macedo - Pedra Azul/Carbonita
6 - Em nome dela - Ivan Pestana - Minas Novas
7 - Homem pobre do sertão - Catueiro - Minas Novas
8 - Mãe do Rosário - Luciano Tanure - Araçuai
9 - Nascente - Marcelo Hugo - Diamantina
10 - No embalo do amor - Marcelo Costa - Minas Novas
11 - O encanto das águas - Enderson Mendes - Turmalina
12 - O mal do século - Heraldo Wilton - Minas Novas
13 - O vale da ilusão - Ernane Oliveira - Belo Horizonte
14 - Oração de um cantador - Hendrick Souza - Pedra Azul
15 - Poeta Errante - Priscila Magella - Pirapora
16 - Quando te vejo, quando aproximo - Aderbal Sodré e Banda Onha-ki - Medina
17 - Riacho de Areia Diorgem Junior - Governador Valadares
18 - Um sonho americano - Eduardo Natalino - Turmalina
19 - Vento ao Relento - Gustavo Borges - Minas Novas
20 - Viva a vida viva o Vale - Daniel Mascarenhas - Turmalina